Melhore a aparência do seu nariz

Diferenças entre Septoplastia e a Rinoplastia

Algumas pessoas confundem a septoplastia e a rinoplastia, pois são duas intervenções cirurgicas efectuadas ao nariz. No entanto estas são duas cirurgias completamente diferentes, que são aplicadas para diferentes fins.

Como a rinoplastia ja foi explicada em posts anteriores, vamos debruçar sobre a septoplastia.

O septo nasal é a parede entre as narias que separa os dois canais respiratórios. è o suporte do nariz e ajuda a direcionar o fluxo do ar que respiramos. É constituido na frente por cartilagem, e por trás por um osso fino. Quando a cartilagem ou o osso não é direito, então o septo não fica direito, podendo causar o ressonar durante a noite ou a apneia do sono. Durante a puberdado o septo pode dobrar para um lado ou para o outro durante o crescimento normal. Também pode ser torto de forma congénita, ou ter ficado assim devido a um traumatismo ou quebra do nariz. No entanto, muito poucas pessoas tem um septo perfeitamente alinhado, sendo normal existir algum tipo de “dobra”.

nariz apos cirurgiaA intervenção usada para reparar e endireitar o septo tem o nome de septoplastia. Esta é efectuada muito frequentemente para ajudar a tratar situações em que os pacientes sentem dificuldades em respirar ou sofrem de apneia do sono. Tambem pode ser efectuada para o médico poder remover pólipos nasais, para o tratamento da sinusite crónica, sangramento, dores de cabeça, dificuldades para sentir cheiros ou inflamação. Esta intervenção é assim um pouco diferente da rinoplastia que é efectuada geralmente por motivos estéticos.

Antes da cirurgia, o cirurgião utiliza um endoscópio para olhar para o interior das narias e ver qual a forma do septo. Este pode ser usado mesmo durante a cirurgia para poder servir de guia. A intervenção demora entre 1 a 2 horas e geralmente é aplicada apeans cirurgia local embora que, tal como no caso da rinoplastia, poderá ser aplicada a anestesia geral.

Para reparar o septo nasal, os cirurgiões trabalham a partir das narias, fazendo uma pequena incisão para separar a mucosa nasal da cartilagem e os ossos que estão por baixo. O cirurgião depois molda a cartilagem e troca a mucosa por cima do osso e cartilagem.

 

Sorry, comments are closed for this post.